Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1404
Autor(es): Mors, Denise Anschau Rodrigues
Título: Memórias e produtos culturais que reconstroem identidades: “Esculturas Parque Pedras do Silêncio” (Nova Petropolis, RS)
Palavras-chave: Memória;Imigração germânica;Esculturas Parque Pedras do Silêncio;Ressignificação
Data do documento: 2019
Editor: Universidade La Salle
Citação: MORS, Denise Anschau Rodrigues. Memórias e produtos culturais que reconstroem identidades: “Esculturas Parque Pedras do Silêncio” (Nova Petropolis, RS). 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1404. Acesso em: 07 jul. 2020.
Resumo: Este trabalho propõe-se a analisar a problemática da reconstrução da memória da imigração germânica no município de Nova Petrópolis, RS em um caso concreto, o “Esculturas Parque Pedras do Silêncio”. Apresenta como objetivo geral investigar a reconstrução da memória da imigração germânica na gestão desse espaço sociocultural a partir da expografia, e apresentar um produto cultural educativo relacionado ao espaço que expresse a ressignificação dessa memória. A memória migratória é representada por esculturas de pedra em arenito, distribuídas ao longo do parque e organizadas pelo seu idealizador e gestor ao escolher três eixos temáticos – a saga dos imigrantes, espaço das profissões e espaço das tradições e cultura, além de um espaço dedicado à representação de pioneiros. À luz da bibliografia consultada, se procede à análise da coleção expográfica do parque, cujos elementos identitários vinculados à imigração germânica que aparecem nas esculturas evidenciam parcialmente a memória social que elas estão ressaltando para os visitantes. A pesquisa utiliza a metodologia da análise de conteúdo para estudar a gestão desse espaço sociocultural por meio de entrevistas de colaboradores. Foi possível concluir que o produto cultural educativo de entretenimento infantil desenvolvido irá colaborar com a construção de ressignificação da memória da comunidade local descendente de imigrantes germânicos.
Orientador(es): Araújo, Margarete Panerai
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
darmors.pdf9,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.