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http://hdl.handle.net/11690/1241
Autor(es): | Fuchs, Henri Luiz |
Título: | As políticas educacionais e o currículo a partir do Ensino Religioso |
Palavras-chave: | Políticas educacionais;Ensino Religioso;Laicidade;Formação de professores |
Data do documento: | 2012 |
Editor: | Centro Universitário La Salle |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo analisar o processo histórico da Educação Brasileira nas políticas educacionais, a partir do componente curricular Ensino Religioso à luz da laicidade. O método dialético constitui a base para o desenvolvimento da pesquisa. A relação IgrejaEstado na perspectiva da laicidade, a inclusão do Ensino Religioso nas políticas educacionais a partir da legislação vigente, bem como a fundamentação que caracteriza esse componente curricular e área de conhecimento foram refletidos no trabalho. As relações Igreja-Estado foram analisadas a partir das políticas educacionais implantadas nas propostas curriculares para o Ensino Religioso dos Estados de Santa Catarina e Goiás. A metodologia dialética adotada na pesquisa é apresentada com o objetivo de descrever o processo de construção da dissertação. Os estudos realizados possibilitaram a compreensão de que as políticas educacionais são construídas a partir das contradições existentes da sociedade e que, de acordo com o contexto e os sujeitos envolvidos, as políticas educacionais produzem indicativos diferentes de ação e intervenção na realidade. No caso específico do Ensino Religioso, nos dois casos analisados, pode-se perceber que as concepções que sustentam a inserção do componente curricular e área de conhecimento possuem aproximações na medida em que se apóiam na legislação da educação brasileira, mas as políticas educacionais resultaram em perspectivas diferentes. |
Orientador(es): | Silva, Gilberto Ferreira |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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