Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1228
Autor(es): Medeiros, Rubiélson Athaydes
Título: Ex-pequenos cantores do La Salle Canoas: memórias de trajetórias de um grupo artístico escolar
Palavras-chave: Pequenos Cantores do La Salle;Grupo artístico escolar;Memória coletiva;Capital cultural;Cinema;Histórias de vida
Data do documento: 2019
Editor: Universidade La Salle
Resumo: Este é um trabalho que se insere no campo de estudos em memória social e bens culturais, tendo como tema os “Pequenos Cantores do La Salle Canoas”. O objetivo foi compreender, a partir das narrativas orais de seus ex-integrantes, os sentidos e significados de sua participação nesse grupo artístico. Teoricamente, a pesquisa apoiou-se em conceitos como memória coletiva, capital cultural e educação em espaços não formais. Trabalhou-se com pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia da História Oral, com o recurso de histórias de vida de 10 ex-integrantes dos Pequenos Cantores, pesquisa documental e bibliográfica. Por se tratar de um mestrado profissional, o produto final se constituiu na produção de um filme documentário sobre o canto coral escolar no Brasil e dois espetáculos de canto e dança, criados a partir das narrativas dos ex-integrantes deste Grupo Artístico Escolar (GAE). As atividades desenvolvidas durante a pesquisa envolveram mais de 100 voluntários e impulsionou a celebração intitulada “Cinquentenário dos Pequenos Cantores do La Salle”. Os resultados da investigação afirmam a reprodução social por meio da aquisição de capital cultural e a constituição de uma comunidade afetiva que produziu/produz memórias fortes e reivindicadoras de uma determinada identidade.
Orientador(es): Graebin, Cleusa Maria Gomes
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ramedeiros.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.