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http://hdl.handle.net/11690/1220
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Hochnadel, Simone Borges | pt_BR |
dc.contributor.author | Conte, Elaine | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-17T18:54:47Z | - |
dc.date.available | 2019-10-17T18:54:47Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1220 | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Unilasalle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.title | Docência compartilhada: possibilidade de inovação e ressignificação da atuação profissional? [capítulo de livro] | pt_BR |
dc.title.alternative | Parte I: a docência nas séries iniciais, os desafios da inclusão, da tecnologia e o significado da família na aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, BR | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.description.resumo | O Capítulo 7 é de autoria de Simone Borges Hochnadel e Elaine Conte. Sob o título Docência compartilhada: possibilidade de inovação e ressignificação da atuação profissional?, as autoras analisaram as contribuições da docência compartilhada, como caminho de reinvenção e renovação da atuação educativa, transformando e potencializando as relações entre os professores na realidade socioeducacional, como também contribuir significadamente no sucesso do ensino e aprendizagem dos educandos. Segundo afirmam as pesquisadoras, essa mudança já se faz necessária há muito tempo, pois a educação em seu exercício docente apresenta uma tendência ao ensino solitário e individualista, que leva ao conformismo de iniciativas, à passividade disciplinar e consequentemente, ao insucesso de iniciativas coletivas e participativas dos educadores e educandos. Tendo em vista as inúmeras perplexidades e polêmicas da atuação pedagógica no mundo educacional, com turmas grandes e de diferentes perfis e fases de desenvolvimento, é necessário buscar alternativas na formação de professores, por meio da docência compartilhada como potencialidade sedutora para que os professores continuem aprendendo conjuntamente e potencializem as interações e metamorfoses do conhecimento no campo da educação. O estudo reafirma a importância da docência compartilhada e sua potencialidade no ensino que se torna mais humanizado, contribuindo para o sucesso do ensino e da aprendizagem dos educandos e, sobretudo, porque provoca o ato de ação-reflexão dos docentes. Essa atitude por parte dos educadores exige o repensar das propostas pedagógicas, assim como, na escolha e reelaboração dos materiais didáticos e diferentes situações de aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Capítulo de Livro (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CAPÍTULO 7 - docência_compartilhada_possibilidade_de_inovação_e_ressignificação_da_atuação_profissi.pdf | 139,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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