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dc.contributor.authorAlmeida, Julio Cesar Touguinha de-
dc.date.accessioned2019-08-29T19:10:35Z-
dc.date.available2019-08-29T19:10:35Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1191-
dc.description.abstractThe increasing environmental damages resulting from the production and consumption relations of the current model of economic development has driven this a study, which by addressing environmental issues is aimed at supporting the importance of Environmental Education (EE) as a tool for Systemic Environmental Management (SEM). Thus it is expected to collaborate to a materialized understanding of the development sustainability in higher education, particularly within the engineering programs. Considering that environmental issues are not possibly looked at through the lens of natural sciences alone, this study searches for a synthesis that would enable our goals to be achieved through Systems Thinking. The study is developed in two stages that complete each other. First, a summary of themes converging to EE and SEM are brought together, and through dynamic multidisciplinary interactions it is proposed a meeting with the global model, which would make possible the emergence of a process of lifelong knowledge. Adjusted to our proposal and designed in conceptual maps, such an approach should facilitate the global understanding of this study. Secondly, seeking synergy to achieve our goals and supported by the Systems Dynamics, possibilities to implant computational modeling are regarded, as a tool of Environmental Impact Assessment. Through simulation techniques using the software STELLA, different scenarios involving events and characteristics that evolve with time, with a focus to a case study related to environmental damages caused by electricity generation by coal combustion in the municipality of Candiota, RS. Therefore, based on the convergence with a global understanding of this issue, the study seeks to propose a way of thinking to collaborate with the implantation of SEM processes. That is to say, grounded on the theoretical approaches involving the complex interaction that enables the emergence of our systemic objective, it is aimed at a synergy to facilitate the study of specific aspects resulting from this wider knowledge.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectEnvironmental Educationen
dc.subjectSystems Thinkingen
dc.subjectSystemic Environmental Managementen
dc.subjectComputer Modelingen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPensamento sistêmicopt_BR
dc.subjectGestão ambiental sistêmicapt_BR
dc.subjectModelagem computacionalpt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade e o pensamento sistêmico: um estudo de caso envolvendo a educação ambiental e a modelagem computacional Stella na gestão ambiental sistêmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorKautzmann, Rubens Müllerpt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Avaliação de Impactos Ambientais (PPGAIA)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.description.resumoA crescente degradação ambiental, fruto das relações de produção e consumo encaminhadas pelo atual Modelo de Desenvolvimento Econômico (MDE), nos motivou a realizar uma investigação que, abordando a problemática ambiental, pudesse reforçar a importância da educação ambiental (EA) como instrumento de gestão ambiental sistêmica (GAS), colaborando assim para a materialização da visão da sustentabilidade do desenvolvimento no ensino universitário, mais especificamente nos cursos de Engenharias. Os problemas ambientais não podem ser compreendidos apenas sob a ótica das ciências naturais. Assim, procuramos por uma síntese que, através do Pensamento Sistêmico, nos permitisse entrar em sintonia com nossos objetivos. O desdobramento do trabalho acontece em dois momentos que se completam: primeiro, é feito um resgate dos temas que confluem para a educação ambiental (EA) e para gestão ambiental sistêmica (GAS), propondo, mediante as dinâmicas interações interdisciplinares, o encontro com um modelo global que possibilitasse a emersão de um processo de conhecimento contínuo que, ajustado a nossa proposta e desenhado em mapas conceituais, acabasse por facilitar a visualização do todo do trabalho. Num segundo momento, buscando sinergia para alcançar nosso objetivo, amparado na Dinâmica dos Sistemas, discorremos acerca das possibilidades da implantação da modelagem computacional como ferramenta de Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) onde, através de técnicas de simulação com o software STELLA, procuramos observar os diferentes cenários que envolvem eventos e características que evoluem no tempo, abordando um estudo de caso que diz respeito aos problemas ambientais causados pela geração de energia elétrica com combustão de carvão no município de Candiota-RS. O estudo procura, a partir do encontro com o entendimento global da questão envolvida, propor uma maneira de pensar que possa cooperar com a implantação dos processos de gestão ambiental sistêmica. A partir das abordagens teóricas que envolvem as complexas interações que permitiram a emersão do nosso objetivo sistêmico, busca-se uma sinergia que venha a facilitar o estudo de aspectos específicos que resultam desse conhecimento mais abrangente.pt_BR
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